terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Uma visita a casa do oleiro

O oleiro é uma das profissões mas antigas, onde exige bastante concentração dedicação e habilidade. Todo oleiro tem um cuidado especial com o barro. Imagine olhando para um barro onde para muitos não tem valor, as vezes jogado no canto e muitos até dizem: Não poderá deste vaso criar uma obra preciosa.
Deus conhece as nossas vidas, sabe o que podemos fazer e até onde podemos chegar. (S.l. 139) diz: ? Antes mesmo de nascermos o Senhor escreveu cada minuto, segundo, cada instante de nossas vidas no seu livro?
O oleiro, quando transforma o barro em um vaso, espera que, este vaso sempre seja um vaso de honra. Ou seja, que as pessoas olhem admiradas para este vaso moldado e transformado pelo oleiro e se espante com tanta beleza. Pôr que Deus disse a Jeremias ?desce a à casa do oleiro??

1- Cap. 17:01 encontramos o texto dizendo: ? o pecado de Judá está escrito com um ponteiro de ferro com ponta de diamante, gravado na tábua do seu coração?
O povo estava tão acostumado a pecar que não se incomodava com ele. Era como se fosse um pecado de estimação, não deixavam independente das circunstâncias. Era o pecado da iniquidade que separava a ação do oleiro. O pecado faz separação entre Deus e os homens.

2 ? V.2 ? ? Te farei ouvir as minhas palavras? . A produção do oleiro depende da qualidade da argila, pôr isso, a palavra de Deus tem o poder transformador. A qualidade de vida de Judá impedia que o melhor que Deus tinha para o seu povo chegassem até eles. O que Deus faz do seu povo depende da reação deste povo.? Só a palavra de Deus como desde a criação pode trazer vida a todas as coisas. Para o oleiro a argila era imprópria para o seu projeto. Para Deus o pecado de Judá impedia que a transformassem sua vida em uma vida de benção. Muitas vezes impedimos o agir de Deus em nossas vidas pôr causa da qualidade de vida, relacionamento e comunhão com nosso Deus e com as pessoas que nos cercam. Assim como a qualidade da argila limita as possibilidades de produção do oleiro, assim a qualidade do povo limita o que Deus fará com ele.

3 ? V. 4 e 6 ? ?Quebrado? usado no cap. 13:7, é traduzido como ?apodrecido? , ou seja, em péssima qualidade. Mesmo com a qualidade que não era desejada, o oleiro pode transformar em um vaso de honra. ? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? (Rm. 9:21-22)

4 ? V. 8 - ? se aquela nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que intentava fazer-lhe? .
O coração do oleiro é um coração misericordioso. Deus não rejeita um coração quebrantado, e o que diz a Sua palavra.
Quando o homem se arrepende e muda de atitude, o Senhor nosso Deus derrama a sua compaixão e manifesta a sua misericórdia. ? E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mal caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito que faria e não o fez? Jn. 3:10.
II Cor. 7:14 ? Se o meu povo que se chama pelo meu nome se humilhar e orar e se converter do seu mal caminho, Eu ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra?

Conclusão:

Is. 64:08 ? Tu és o oleiro e nós o barro, obras das tuas mãos? . Deixe que Deus molde sua vida, trate cada área onde existe deformidades, para que ele possa melhorar sua qualidade de vida através da sua palavra e verás que, você nunca mais será um pote, vaso ou argila descartada pôr causa da péssima qualidade, Mas o oleiro Jesus Cristo tocará, mudará e transformará a sua vida. Você não mais será vaso de desonra, mas um vaso de ?Honra? para glória de Deus Pai.



Visite hoje mesmo a Casa do Oleiro !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário